DEPOIMENTOS

 

Jean Maurice Larcher
Fundador da AccorHotels no Brasil
O francês Jean Larcher chegou ao Brasil em 1975, junto com Paul Dubrule e Gilles Pélisson, fundadores da AccorHotels na França, para implantar um novo conceito de hotelaria no Brasil – a Novotel Hotelaria e Turismo (NHT). O investimento inicial para instalação da empresa no País foi feito com o apoio do Grupo Dreyfus, com o aporte de 5 milhões de dólares. “O Brasil era defasado no quesito hotelaria, com relação à Europa e aos Estados Unidos. Na época, houve um programa de incentivo ao turismo realizado pelo Governo e patrocinado pela Embratur, que também foi fundamental para a implantação da hotelaria no País, oferecendo suporte financeiro e emocional”, declara.

O terreno em que foi construído o Novotel São Paulo Morumbi, a primeira unidade da AccorHotels no País, foi financiado por meio deste apoio da Embratur. Distante dos demais hotéis, localizados no centro da capital paulista, a unidade surpreendeu e registrou 70% de ocupação em 1977, seu primeiro ano de atividade, e atingiu 80% no segundo ano. “A rede Novotel sempre foi muito bem vista. Seu estilo de serviço era diferente. Oferecia produtos modernos. A marca foi uma revolução que modernizou a hotelaria brasileira e fez escola.”

Jean Larcher comenta que as unidades da AccorHotels no Brasil eram padronizadas como na França, porém, algumas adaptações foram feitas nos hotéis para atender aos costumes dos brasileiros. “Na França, os telefones ficavam em uma bancada nos apartamentos. Nos hotéis do Brasil, os aparelhos foram colocados ao lado da cama”, comenta.

A partir da década de 1980, a inflação e a alta do dólar geraram altos e baixos na hotelaria nacional e, segundo Larcher, o que salvou a AccorHotels naquela época foi o lançamento da rede Parthenon de apart-hotel. “Inovar era preciso e, para rentabilizar os negócios de maneira constante, conquistamos mais investimentos”. Na década seguinte, o Plano Real foi o ponto-chave que fortaleceu os negócios da companhia e fez a empresa se reerguer.

Jean Larcher acredita que um dos fatores fundamentais para a evolução de sucesso da AccorHotels é a qualidade das equipes. “Há uma grande motivação por parte dos colaboradores. Outro ponto é o grande suporte dos acionistas, além de uma pitada de sorte. Nossa principal conquista é estar aqui hoje. Crescemos muito rápido nos primeiros cinco anos, passamos por crises e sobrevivemos. Sobrevivência ao mercado com produtos de boa qualidade, equipes bem treinadas e inovação”, finaliza.